A importância do descanso para os negócios

Data de publicação >> 28/04/2014

Grande parte dos empreendedores possuem uma espécie de “inimigo natural”: o cansaço. A quantidade de tarefas e projetos a serem administrados, muitas vezes ao mesmo tempo, pode impedir os profissionais a terem uma boa noite de sono. Há quem pense ainda que o tempo gasto para dormir poderia ser melhor aproveitado para outras tarefas. Reflexo da sociedade acelerada em que vivemos.

Na verdade, não é bem assim. Ter um bom descanso traz inúmeras vantagens para os empreendedores, principalmente quanto à produtividade e a criatividade. Para começo de conversa, a maior vantagem de uma boa noite de sono é a fixação de memórias e conhecimentos adquiridos ao longo do dia, o que ajuda ao recuperarmos aquele recado ou tarefa que passou despercebido.

E recentemente, cientistas da Universidade de Notre Dame e da Boston College nos EUA descobriram em suas pesquisas que um bom descanso reorganiza as memórias, reconfigurando informações emocionais, o que dá a oportunidade de produzir ideias criativas.

Claro que existem exceções à regra, mas são muito raros e normalmente são pessoas que estão treinadas assim desde cedo, desde jovem. Algumas poucas profissões realmente forçam tal treinamento como, por exemplo, carreiras militares. Porém, se você não se enquadra no grupo de exceções, então leia atentamente e tente praticar o bom sono. 

Dormir Bem Não é Dormir Muito

Empreendedores devem construir bons hábitos de sono para se manterem dispostos e criativos. E por bons hábitos, não significa dormir longos períodos de tempo. Pelo contrário: em alguns casos, dormir demais causa indisposição e preguiça, o que afeta o rendimento ao longo do dia.

O mais importante ao definir o tempo de descanso é o quanto você precisa descansar para manter o ritmo de trabalho. O ideal, como de praxe, é de 6 a 8 horas de sono, mas tenha períodos certos para descansar. Dormir muito cedo impera em acordar muito cedo, o mesmo no caso de dormir tarde, o que nem sempre é o procurado. Uma vez acertado o ritmo de serviço, você pode descansar de acordo.

Para ajudar no descanso, procure alguns hábitos além do trabalho de empreendedor. Praticar atividades físicas em horários específicos (a tarde é um dos melhores períodos) ou hobbies ajudam a manter a mente sadia o bastante para o momento do sono, além de manter o profissional mais focado enquanto trabalha.

Ter um ambiente apropriado para dormir também ajuda, livre de sons externos e arejado o bastante. E evite cafeína ou álcool antes de dormir: apesar dos efeitos relaxantes iniciais, já foi comprovado que ambas as substâncias causam efeitos contrários durante os estágios avançados de sono, o que atrapalha o rendimento no dia seguinte.

O Descanso e a Criatividade

Com um bom ciclo de descanso, a mente trabalha melhor no dia-a-dia. Você já deve ter percebido que uma noite bem dormida dá mais disposição para manter a rotina de trabalho, certo? Mas o descanso não precisa necessariamente estar ligada ao sono. Alguns maus hábitos durante o dia, principalmente quanto ao trabalho, atrapalham a criatividade.

Postergar, cobranças excessivas e preguiça são apenas alguns exemplos de atitudes diretamente ligadas a criatividade e que podem ser gerados por descansos interrompidos ou mesmo não realizados. E a única solução para esses casos é uma boa mudança de atitude. Para empreendedores, que constantemente precisam se ajustar a novas posições quanto aos negócios, esta é uma postura obrigatória se quiser garantir o sucesso do negócio. Mudando as atitudes, melhorando seus hábitos - a criatividade acontece.
 

Comentários

(*) Campos obrigatórios

Comentários

  • 29/04/2014 - solys corretor

    O segredo do sucesso dependedda sua dispisicao. E impossivel estar dispisto quando nao se dorme bem.

Parceiros