Gestão da Criatividade e Inovação

1 - Introdução


Os constantes desafios do mundo dos negócios estão dando um novo ritmo às organizações. Para sobreviver num mercado altamente competitivo e exigente têm-se buscado valorizar os profissionais que são capazes de responder criativamente aos desafios de estimular e desenvolver a sua capacidade de pensar e, principalmente, de enxergar oportunidades sob os mais diferentes aspectos.
Portanto, o mercado já começa a perceber que a criatividade dos indivíduos é o grande ativo das empresas vencedoras. A criatividade é necessária em todos os cenários organizacionais: na geração de produtos, marketing, publicidade, finanças, logística, entre outros, para perceber oportunidades e até mesmo para reinventar os negócios.
Logo, só aquelas que são capazes de criar um ambiente favorável à geração de idéias é que, justamente, estarão aptas para inovar processos, produtos e serviços. Por outro lado, aquelas que ignorarem este diferencial estão fadadas a sucumbir pela sua incapacidade de atrair, reter talentos e, certamente, de inovar processos, produtos ou serviços.
Pesquisas efetuadas em grandes organizações apontam que 86% dos empregados afirmam que poderão aumentar em 20 a 30% do seu rendimento no trabalho. Essas pesquisas também informam que as maiores barreiras para se conseguir esse incremento, estão na dificuldade que os gestores enfrentam para estimular a implantação e desenvolvimento de um clima propício à geração de ideias, ao trabalho em equipe e à resolução criativa de problemas alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Por que para desenvolver o potencial criativo das equipes é necessário um ambiente propício, um clima de confiança, de cooperação integrada, de desafios constantes que estimule os talentos a se manifestarem. Isto certamente irá potencializar o crescimento dos indivíduos, das equipes e das organizações.
No cenário competitivo atual a capacidade de gerar soluções criativas para os mais diferentes problemas é uma das mais valiosas competências humanas.


2 - Objetivos


O objetivo deste curso é preparar e qualificar profissionais para apoiar e conduzir processos de mudança ou quaisquer outros que tenham como pressupostos a necessidade de aplicar conhecimentos sobre criatividade e/ou inovação.

Ao final do Curso, você deverá estar apto a:


• analisar as oportunidades para aplicá-las no desenvolvimento do seu trabalho;
• atuar e liderar sessões para geração de novos produtos ou serviços;
• atuar e liderar sessões visando à inovação de produtos ou serviços;
• esboçar um projeto com a finalidade de atender à solicitação do seu cliente para obter os resultados esperados;
• conduzir e facilitar as atividades do projeto e fazer as alterações que achar convenientes e necessárias para atingir aos resultados esperados;
• gerar indicadores para avaliar a performance e eficácia do trabalho.


3 - A quem se destina


Este programa é indicado para executivos, empresários, professores, profissionais liberais, líderes e consultores que desejam aplicar o processo criativo e suas ferramentas para alcançar o sucesso desejado.
 

4 - Disciplinas


Disciplinas da Pós-Graduação em Gestão da Criatividade e Inovação

ETAPA I: AS HABILIDADES – 100 horas


1º Módulo: Construção de Times de Alto Desempenho (25h)
Facilitador: Sebastião Fernando Viana (Especialista / FBC)
2º Módulo: Aprendizagem Acelerada (25h)
Facilitador: Luiz Alberto Machado (Especialista - FAAP, São Paulo/SP)
3º Módulo: Habilidades em Facilitação (25h)
Facilitador: Aníbal Veigas (MSc - Salvador/BA)
4º Módulo: Laboratório Vivencial e Experimental (25h)
Facilitador: Cícero Vieira dos Santos Neto (Pós-Graduado - Aracaju/SE)


ETAPA II: O CONHECIMENTO – 225 horas


5º Módulo: O Processo Criativo (25h)
Facilitador: Alonso Lamy (MSc - UEMG - Belo Horizonte/MG)
6º Módulo: Metodologias e Ferramentas do Processo Criativo (25h)
Facilitador: Vera Tindó (Especialista - Kairós Consultoria - São Paulo/SP)
7º Módulo: A Gestão da Inovação (25h)
Facilitador: José Augusto Parreira de Oliveira (Pós-Graduado - Brasília/DF)
8º Módulo: Economia Criativa - A Criatividade nos Negócios (25h)
Facilitador: Sebastião Fernando Viana (Especialista / FBC)
9º Módulo: Criatividade como Ferramenta de Transformação Pessoal e Organizacional (25h)
Facilitador: Fernando Cardoso Sousa (PhD - APGICO - Lisboa/Portugal)
10º Módulo: Liderança Criativa (25h)
Facilitador: Jo Yudess (PhD - Buffallo/USA)
11º Módulo: Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável (25h)
Facilitador: Rodrigo Brito (Especialista - Aliança Empreendedora - Curitiba/PR)
12º Módulo: Planejamento Estratégico com Processo Criativo (25h)
Facilitador: Luiz Fernando Mathia (Especialista - Inovar Consultoria - Uberlândia/MG)
13º Módulo: Valores Humanos como Elementos Norteadores da Criatividade (25h)
Facilitador: Maria de Fátima Pinheiro de Mendonça (MSc - Aracaju/SE)

ETAPA III: AS RESPONSABILIDADES – 55 horas
14º Módulo: Planejamento e Avaliação dos Resultados de um Programa de Intervenção (25h)
Facilitador: Vera Tindó (Especialista - Kairós Consultoria - São Paulo/SP)
TCC: Projeto de Intervenção (30h)

5 - Duração e Carga Horária


• 18 (dezoito) meses;
• 380 (trezentos e oitenta) horas;
• 15 módulos.
• Encontros mensais - 25 horas cada (em 14 módulos):
- sexta (noite);
- sábado;
- domingos;
- 15 módulos (a definir).

6 - Local de realização


As aulas acontecerão na sede da Fundação Brasil Criativo, em encontros mensais.
Endereço: Rua Américo Curvelo, 484 – Salgado Filho – Aracaju/SE

7 - Corpo Docente


Especialistas, Mestres e Doutores da área, como também professores internacionais (USA e Europa) a critério e responsabilidade dos realizadores.

8 - Inscrições e matrícula


As inscrições poderão ser feitas na sede da Fundação Brasil Criativo, diariamente, horário comercial. Só poderão matricular-se os candidatos que forem aprovados pela comissão de avaliação.

Documentos necessários:

• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição original (não reembolsável em caso de desistência);
• Cópia autenticada do diploma de graduação;
• Cópia autenticada do histórico escolar de graduação;
• Cópia do CPF e RG;
• Duas fotos 3x4;

Vagas: 30 alunos

9 - Investimento


10 - Pré-inscrição


Os candidatos deverão realizar uma pré-inscrição acessando o formulário abaixo, para que a comissão organizadora possa entrar em contato com o candidato passando maiores informações.

11 - Seleção


Mediante análise do currículo, carta de pretensão e entrevista com o candidato pela Comissão de Avaliação designada pela Coordenação do Curso de Especialização.

12 - Contato


Para mais informações entre em contato por:
Telefone: (79) 3246-6407 / (79) 3302-6061 / (79) 8155-1664

E-mail: pos@fbcriativo.org.br.

 

 

Faça sua inscrição

Parceiros