DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: OFICINAS DE ESTUDO DIRIGIDO

Este projeto foi concebido e desenvolvido na FBC utilizando-se conceitos do Método de Aprendizagem Acelerada e do “Método Socrático ou Maiêutico” como é conhecido na área da Educação. A sua concepção foi resultante da observação e constatação da grande dificuldade que, normalmente, os profissionais e executivos de áreas técnicas têm em ler livros ou assuntos de outras áreas em especial da área de gestão de pessoas, atitudinal, desenvolvimento de lideranças e assuntos correlatos tão importantes para o desenvolvimento de um bom executivo.

O participante recebe primeiramente para leitura um material condensado de uma série de livros textos previamente selecionados e discutidos com o cliente. Esse material é transformado em um caderno de trabalho que é distribuído com os participantes. Procura-se Dessa maneira estimular vários canais de aprendizagem e estimular o participante a perceber que poderá ter ganhos expressivos se investir na parte que lhe compete neste trabalho. O que se observa é que quando isto acontece os participantes vêm cada vez mais estimulados para participar do evento.  

Esse método vem sendo aplicado com sucesso em vários projetos da FBC e tem provocado discussões intensas dos temas pautados e também tem incentivado a quebra de rigidez dos participantes. Todavia, além do ambiente de discussão, há muita exposição dos participantes, exercícios visuais, exinição de pequenos filmes e outras atividades.

Trata-se de um projeto que visa oportunizar para executivos com uma agenda muito cheia momentos de trocas de experiências e conhecimento, fundamentados em um material teórico de alto nível, atrativo e apresentado de maneira didática e interessante.
O projeto é desenvolvido em um ambiente que não tem correlação direta com uma sala de aula, o que faz com que as pessoas de sintam confortáveis, dispostas e seguras para interagirem e trocarem experiências e pontos de vista.

Objetivos

♦ Ajudar e desenvolver gestores e executivos a ler e discutir temas intimamente relacionados com a sua atividade do dia a dia no que se refere à área de gestão de pessoas no ambiente organizacional;

♦ Propiciar um ambiente descontraído e inovador de aprendizagem no qual através de um conteúdo teórico, trocas de experiências e discussão de entendimentos e ideias se possibilite a quebra de rigidez e o entendimento de posturas saudáveis e esperadas de um líder para com a sua equipe.

♦ Estimular os participantes a pensarem e a discutir suas ideias a partir de perguntas abertas que lhes serão formuladas.

♦ Permitir o desenvolvimento da postura de liderança transparente, clara e objetiva através da apresentação, critica e discussão sobre os temas apresentados.

♦ Permitir, através do “feedback” individual e grupal, que o participante avalie a sua evolução nos processos e analise aspectos dos seu comportamento atitudinal enquanto lider que precisem ser realinhados.

♦ Estimular vários canais de aprendizagem motivando o participante a se comprometer como trabalho incrementando seus ganhos de aprendizagem.

Público Alvo

Executivos, gerentes, supervisores e potenciais líderes.

Carga Horária

20 horas média por livro - 20 horas/mês presenciais. Grupos com até 10 pessoas
 

 

Parceiros